SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Homem é preso em flagrante suspeito de incêndio em São José do Rio Pardo

19/09/2024

Compartilhar



Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (19) em São José do Rio Pardo, acusado de atear fogo em vários terrenos no município. A medida aconteceu após uma denúncia anônima que informou a ação criminosa para a Guarda Civil Municipal (GCM) que agiu rapidamente localizando o suspeito com as características que correspondiam às descritas pela testemunha nas proximidades do local incendiado.

O fogo foi controlado e o indivíduo que foi conduzido pela GCM para a delegacia de polícia civil. Vale lembrar que no município outros casos envolvendo pessoas flagradas por câmeras de segurança em atitude suspeita estão sendo apurados, inclusive pelo Ministério Público.

Esta ação é parte de um cenário preocupante: o interior paulista tem enfrentado um aumento significativo das queimadas, que têm causado sérios danos econômicos e ambientais.

De acordo com o Gestor Municipal de Trânsito e Defesa Civil, Frederico Blascke, o município implementou ainda alterações na escala da patrulha rural seguindo orientações do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) de Ribeirão Preto. Com isso, a patrulha agora opera de uma a duas vezes por semana, das 11h às 23h, para combater incêndios que ocorrem principalmente entre 17h e 19h, período em que a escuridão se aproxima.

Blascke enfatizou que, em decorrência de prisões realizadas em Ribeirão Preto, existe a preocupação de que indivíduos envolvidos em atividades ilícitas possam ter migrado para o interior: “Para reforçar a fiscalização, a Guarda Municipal atua durante o dia, enquanto uma viatura específica foi designada para a operação noturna, com o objetivo de aumentar a visibilidade da segurança e inibir comportamentos de risco na zona rural”.

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Emergencial composta por várias frentes como secretarias municipais de agricultura, meio ambiente e zeladoria, segurança e trânsito, defesa civil, assistência e inclusão social e saúde, têm trabalhado incessantemente para combater e controlar as queimadas. Neste último fim de semana, as equipes atuaram em várias frentes, incluindo a rodovia SP 211 e áreas próximas ao Morro do Cristo. A atuação rápida e coordenada foi fundamental para conter as chamas e minimizar os danos à comunidade e ao meio ambiente.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Machado explica que hoje existe uma estrutura de suporte emergencial através do Programa Agro Rede dividida em seis macro regiões que operam por meio de grupos de WhatsApp. Essa iniciativa reúne representantes de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros, Saúde, Defesa Civil e Polícia Militar, com o intuito de coordenar ações durante situações de emergência.

“A cidade foi mapeada para identificar equipamentos disponíveis, como tratores e arados, que podem ser utilizados em emergências. Além disso, um mapeamento hídrico foi realizado para localizar fontes de água, facilitando o reabastecimento rápido dos caminhões de combate a incêndios. Com essa estrutura, a resposta a incidentes se torna mais ágil e eficiente, contribuindo para a redução de danos nas áreas afetadas”, destacou Rogério Machado.

Augusto Junqueira, produtor rural rio - pardense expressou sua gratidão pelo esforço das equipes de combate a incêndios: “Eu liguei por várias vezes que esse incêndio ocorreu aqui, na estrada, na beira da estrada... teve dia de 35 minutos depois de eu ter ligado, o caminhão já estava aqui carregado de água e trabalhando. É assim... se não tivesse esse caminhão, o prejuízo meu, particular, seria imenso, porque eu tenho lavouras de café, gado, então, olha, é imprescindível. Foi uma beleza. Eu não tenho palavras para agradecer a atitude desses meninos e também da prefeitura de São José do Rio Pardo, de tamanha força que nos deu”, destacou o engenheiro agrônomo. 

 



Comentários


















Leia também:


Homem é preso em flagrante suspeito de incêndio em São José do Rio Pardo


Jovem é surpreendido pela DISE em plena traficância no bairro Santa Terezinha


Rio-pardense é multado em R$ 910 por destruição de vegetação nativa


Polícia investiga morte de menina de 9 anos que se afogou em piscina de clube

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br